Seminário Teológico Resgate

O Seminário Teológico Resgate é um curso livre e interdenominacional. Temos professores guiados pela Palavra de Deus à luz do Espírito Santo, o que proporciona aos alunos a renovação da mente e o despertar da esperança do
chamado. Nosso objetivo é ensinar a Palavra de Deus a partir do estudo unicamente da Bíblia, a fim de que o cristão se torne um conhecedor, de fato, da Palavra e que a maneje bem (II Timóteo 2.15).

Ele se destina a todos os cristãos que têm fome e sede da Palavra de Deus e que sabem que são chamados pelo Senhor para se juntar a Ele em Sua obra, na posição em que o Senhor os quiser, com entendimento e com excelência.

Os professores vêm de vários estados do Brasil, a maioria com formação pelo Seminário Teológico Carisma, da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. São capacitados pela graça e glória do Senhor mediante busca incessante da Sua Palavra e aplicação pessoal diária da mesma. Possuem experiência e formação nas áreas em que ensinam.

Dentre os objetivos principais, está promover a unificação do entendimento da Palavra de Deus na igreja fiel, preparando cada pessoa para transformar comunidades através da unção e da ativação dos dons espirituais e talentos.

seminário-resgate-01
seminário-resgate-02
seminário-resgate-03
seminário-resgate-02

Como funciona

As aulas ocorrem duas vezes por semana, no período da manhã ou da noite. O curso é dividido em módulos e os alunos podem começar em qualquer módulo, desde que autorizados pela direção do curso, quando a matéria não tiver pré-requisito.

A cada dois anos, tempo de duração do curso completo, haverá formatura com diploma de conclusão* para os alunos que preencherem os requisitos necessários à sua formação (média de notas, trabalhos, frequência, etc.).

Aos que desejam apenas participar de alguns módulos ou do curso inteiro sem preencher os requisitos estabelecidos para a diplomação, poderão fazê-lo, entretanto não receberão o certificado de conclusão.

As aulas são ministradas na sede da Igreja Evangélica Resgate, situada na Rua Dom Jorge de Menezes, 400 – Praia da Costa, Vila Velha – ES. As inscrições podem ser feitas na secretaria da igreja ou pelo telefone (27) 3062-9968.

ALGUMAS MATÉRIAS DO SEMINÁRIO COM SEUS OBJETIVOS

1 – A essência e os atributos de Deus
Conhecer quem Deus é e atributos como Onisciência, Onipotência, Amor, Santidade, fidelidade, entre outros.

2 – Fundamentos da Fé
Ensinar o que é fé, como receber e andar em fé.

3 – Redenção e justificação
A partir do entendimento da obra da cruz do calvário, entender nossa posição de

4 – Hermenêutica
Aprender os princípios de interpretação das Escrituras

5 – Panorama do Velho Testamento
Panorama sobre todos os livros do Velho Testamento.

6 – Pneumatologia – Espirito Santo e os Dons do Espirito
Quem é o Espírito Santo e suas atribuições e entender o que são os nove dons listados em 1 Cor 12 e como cooperar com eles.

7 – Batalha espiritual e libertação
Aprender sobre o que é e como lidar com as forças malignas que escravizam as vidas das
pessoas.

8 – Cura interior
Restaurar a alma de traumas e questões como rejeição, complexo de inferioridade entre

9 – Homilética
Aprender a arte da pregação, como preparar esboço de mensagens e apresenta-los.

10 – Escatologia
Estudo sobre o final dos tempos.

11 – Liderança
O que é ser líder e princípios de uma liderança eficaz.

12 – Cristo, Aquele que cura
Aprender a respeito da cura física na Bíblia e como recebê-la.

13 – Realidades da Nova Criação
O que é o espírito humano, suas funções e o milagre do novo nascimento.

14 – Panorama do novo testamento
Enfoque panorâmico de todos os livros do Novo Testamento.

15 – Atos (Livro)
Panorama geral do livro histórico de atos e seus ensinamentos para a igreja em geral.

16 – Direção Espiritual
Aprender as maneiras de ser guiado pelo Espírito Santo.

17 – Aliança de sangue
O que é a aliança de sangue, alianças na Bíblia ate chegar a Cristo.

18 – O Reino de Deus e a autoridade do nome de Jesus
Vamos falar sobre o que é o Reino de Deus e como exercer a autoridade que temos através do nome de Jesus.

19 – Prosperidade Bíblica
O que é prosperidade Bíblica e como ter uma vida financeira saudável

20 – Submissão e honra as autoridades
Aprender a se submeter e honrar pessoas que Deus colocou em posição de autoridade.

21 Caráter e integridade do líder
Como andar de forma santa em um mundo pecaminoso

22 – O chamado e os dons ministeriais
Discernir o chamado, aprender sobre os 5 dons ministérios listados em Ef. 4.11 e de outros chamados específicos listados na escritura. Ex. Louvor, ministérios de ajuda.

23 – Propósito e princípios divinos para a família
O que é família e os papeis de seus integrantes.

24 – Discipulado
Aprender o que é discipulado e sua importância no desenvolvimento de um cristão.

25 – História da Bíblia
Origem, formação do Cânon bíblico e como chegou até nós.

26 – Relacionamentos interpessoais
Aprender princípios importantes para se relacionar melhor com os outros

27 – Maturidade Cristã
O que é ser maduro e sair da infantilidade espiritual.

28 – Hebreus (Hebreus)
Enfoque breve do livro com atenção especial na questão de diferenciação da velha e nova aliança.

29 – Evangelismo e missões
O que é evangelismo e missões e a importância na vida do cristão

30 – História da Igreja
Origem e desenvolvimento da igreja ate os nossos dias.

31 – Prática da pregação
Trabalho oral onde todos pregam a palavra no tempo e regras estipulados na matéria de Homilética.

Diretora Acadêmica: Pra Valéria Barbosa

Descontos para grupos de 10 ou mais pessoas da mesma igreja e para pagamentos do semestre à vista.